A palavra securitização provém do termo securities, que em inglês se refere a valores mobiliários e títulos de crédito. Dessa forma, securitizar tem o significado de converter determinados créditos (direitos creditórios), em lastro para títulos ou valores mobiliários a serem emitidos posteriormente. A securitização serve, portanto, como suporte para a emissão de títulos ou valores mobiliários.
Os direitos creditórios vêm dos créditos que uma empresa tem a receber, como duplicatas, cheques e outros. O direito de recebimento desses créditos é negociável, quer dizer, a empresa o cede a terceiros e isso é feito por meio de uma securitizadora.
A Forte Oeste tem o objetivo de promover a desintermediação bancária e contam com investimentos de longo prazo, que possibilitam a compra de recebíveis dos segmentos financeiro, comercial, industrial, imobiliário, de hipotecas, de arrendamento mercantil e de prestação de serviços.
Através da antecipação de recebíveis transformamos vendas a prazo em vendas à vista, facilitando a vida de nossos parceiros, liberando-os de suas preocupações com capital de giro e com a administração de suas contas a pagar e a receber, para que possam manter-se focados na sua atividade final.
A empresa realiza vendas ou serviços e recebe o pagamento através de títulos de crédito a prazo, e os negocia com a Forte Oeste, que cobra um deságio e credita valor via transferência bancária para a empresa.